“Primeira aula de magia” – por Carla Ceres

Hoje acordei a fim de escrever sobre magia. Algo como “Dicas básicas para enfeitiçar pessoas e não ser enfeitiçado sem querer”. Quem me botou nessa disposição foi o telefone, ou melhor, foi uma vendedora que ficava insistindo ao telefone: “Mas, dona Carla, nosso produto blá-blá-blá…”, “Dona Carla, nossa firma blé-blé-blé…”, “Dona Carla, veja bem que bli-bli-bli…”

Já prevendo os “blós” e “blus”, eu rebatia: “Dorilene, não estou interessada,” “Dorilene, já te disse que não quero,” “Dorilene, vá torrar outra pessoa!” Sim, perdi as estribeiras. Eu nem parecia uma bruxa velha e experiente. Minha verruga da ponta do nariz ficou com vergonha de mim e se mudou pra minha têmpora. Como pude cometer tantos erros a ponto de perder o controle e agredir verbalmente uma colega trabalhadora? Como pude me esquecer da magia básica ligada ao nome?

Então, queridos alunos, aí vai a primeira aula: “Nome – Palavra Poderosa.” Todo nome é sagrado e poderoso. Os magos do marketing sabem disso. Profissionais de telemarketing perguntam o nome dos clientes em potencial para ter maior ascendência sobre eles. Quando alguém te chama pelo nome, estabelece uma certa relação de proximidade, confiança e até carinho. Se você não quer se sentir próximo de uma pessoa, não lhe informe seu nome. Ou faça como a maioria dos vendedores de telemarketing, use um nome falso. Sim, eles fazem isso. É uma forma de magia defensiva.

Quando perdi a paciência com a “Dorilene,” quase doeu mais em mim do que nela. Como a chamei por um nome falso, o dano emocional que lhe causei foi menor do que o previsto. O nome de guerra funcionou como blindagem psicológica, dando à “Dorilene” a impressão de que o alvo de minha ofensa não era exatamente ela.

Por outro lado, demorei tanto a explodir e desligar o telefone porque ela usou e abusou do meu nome. Inconscientemente, eu a considerava uma pessoa próxima, com quem não deveria ser ríspida.

Nomes podem até paralisar uma pessoa desde que ditos na entonação certa. Lembra da infância, quando você fazia alguma arte, sua mãe descobria e te chamava por seu nome completo? Aquele nome, aquele tom de voz te faziam congelar.

Quer proteger uma criança de adultos mal intencionados? Não deixe que ela ande por aí com seu nome escrito em pulseirinhas, bonés e camisetas. Sim, você ensina seus filhos a não conversar com estranhos. Mas poucas crianças resistiriam a um adulto simpático, que se aproximasse chamando-as pelo nome.

Nesta altura do texto, você deve achar que prometi magia, mas só falei de psicologia. Creia em mim, em muitos casos, “magia” e “psicologia” são codinomes da mesmíssima coisa. Quer magia antiga? Continue lendo.

Todos os seres do paraíso onde Adão e Eva viveram foram criados sem nome, por Deus. Coube a Adão nomeá-los. Porém, qual seria o nome de Deus? Certo, tem quem diga que é “Jeová”. Outros dizem “Javé”. O próprio Deus respondeu a essa pergunta com “Eu sou o que sou”. Muitos acreditam que foi uma forma esperta de não revelar seu nome porque, de acordo com certas tradições místicas, quem sabe o verdadeiro nome de Deus pode pintar e bordar nos Céus e na terra.

Acredita-se que um cabalista que saiba o verdadeiro nome de Deus possa, por exemplo, criar um boneco de argila e dar-lhe vida. Para tanto, o mago precisa colocar, na boca do boneco, um papel em que esteja escrito esse nome e pronunciá-lo corretamente.

Pronto! Falei um pouquinho de magia. Mais não conto porque meus colegas de “psicologia” podem não gostar e amarrar meu nome na boca do sapo.

————————–

A autora:

Carla Ceres é escritora

34 thoughts on ““Primeira aula de magia” – por Carla Ceres

  1. Quando Carla disse “Pronto! Falei…”, senti que a língua dela tava mesmo coçando pra contar esses segredos. Legal demais! E como disse que foi a primeira aula, já estou esperando pela próxima.

  2. Olá Carla, desejo que tudo esteja bem contigo!

    Como de outras vezes que por cá estive, encontrei outro belo e animador texto.
    E assim sigo sempre encantado em ler-te, pois sempre consegue me fazer seguir do início ao fim do texto querendo saber o desenrolar de teus pensamentos escritos!

    E ainda lamento informar que ultimamente tem acontecido demais este tipo de abordagem via telefone!
    Ainda não perdi a paciência com nenhum deles, mas falta pouco!
    Parabéns pelo belo e alegre escrito, obrigado por compartilhar com os amigos! E assim me vou e deixo meu desejo que você e todos ao redor tenham um intenso e feliz viver

  3. FANTÁSTICO! Carla, mais que escritora, mais que bruxa, mais que humorista… vc é brilhante! Cara, estou preocupada: Vivo dando meu nome por aí rsrs… Será que virá algum vudu? acuda-me Carla Ceres rs…
    Passei para agradecer o carinho de sempre e dizer da importância de ter pessoas tão importantes na minha convivência diária. Obrigada mesmo! E por favor, continue comigo.
    Beijos mil,
    Tania Pinheiro.

  4. Olá, éé´, a Dorilene, estou hackeando o blog do Camilo para falar com você,imagina? E nossa conversinha, lembra, Carla? Mulher se entende viu, não precisa de magoá não. Não precisa se chateá, eu posso aí se o telefone estiver ocupado.
    RSRSRSRrsrsrrrrrrrrrsrsrsrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
    Num festival de flechas na Inglaterra para acertar a maçã sobre a cabeça de Guilherme Tell, a cada flechada de mestre:
    I’m Bond, James Bond.
    I’m Hood, Robin Hood.
    O terceiro errou e…
    I’m sorry, very sorry.
    Mas o nome verdadeiro era Dorilene.

  5. Ahahahhhhhhhhhhhaaaaaaa, muito boa, Carla! Mês passado viajei para o Exterior, várias vezes, e acho que ainda não voltei: foi essa a resposta que eu e esposo fornecemos aos vendedores de “planos bancários” após inúmeras e constantes insistências dos mesmos. Abração.

  6. carla,

    gostei do título, devo gostar ainda mais do texto! vou ler com calma a fim de aprender essa magia (de louca e de bruxa todas temos um pouco!)!

    abç e bj,
    safyra

  7. Boa noite, Carla
    Gostei da sua lição de magia. Ainda bem que vc não deu nenhuma lição de bruxaria, porque nessa arte eu sou exímia :)))
    Falando sério, GOSTEI, sim. Muito!

    Uma semana mágica. Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *